Projeto Fama – Profissionalizando Jovens e Adultos Autistas

O Projeto FAMA destina-se à desenvolver as habilidades e interesses de jovens e adultos autistas a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho. Defendemos um movimento mundial denominado Diversidade Neurológica.  A proposta da organização é estabelecer uma conexão entre jovens e empresas, a fim de que estas percebam as vantagens do trabalhador com autismo, tais quais: capacidade para focar-se em um assunto, fácil memorização e persistência, dentre outras características que os tornam bem mais detalhistas que a maioria das pessoas. Para os jovens com autismo de moderado a severo, a alternativa é trabalhar suas aptidões no intuito de ampliar potencialidades, visando a atividade autônoma sem descartar inserção nas empresas afins. Para o alcance desse objetivo, a princípio, o FAMA oferece três oficinas: artesanato, culinária e informática. O trabalho é realizado em conjunto com a família objetivando fortalecer os vínculos afetivos, fazer com que o responsável perceba a capacidade do(a) filho(a), construir espaço domiciliar adequado para desenvolvimento das atividades, além de trabalhar noções financeiras para venda dos produtos e serviços.

Ativads com autistasTranstorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia que engloba algumas síndromes marcadas por desordens neurológicas. Afeta mais os meninos do que as meninas e os sinais são percebidos, em geral, por volta dos três anos de vida. Afeta três áreas do desenvolvimento: a comunicação, a socialização e o comportamento em intensidades diferentes, classificando em níveis leve, moderado ou severo. As pesquisas apontam que uma em cada cem crianças é portadora do TEA.

E quem é o autista? É um ser humano que tem autismo e muitas outras habilidades. Pessoas que amam, que gostam de viver, que se comunicam de modo diferente, que se chateiam, que têm dificuldades e que são repletas de potencialidades.

Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender. O problema é que estamos muito focados em tratar os déficits, mas está na hora de investirmos nos talentos. Ajuda Projeto Fama

Depois de um ano funcionando em uma biblioteca pública de Salvador – Bahia, o Projeto FAMA finalmente conseguiu alugar uma casa que servirá como primeira sede.  Graças a ajuda de muitas pessoas, agora os jovens e adultos atendidos pelo projeto terão um local adequado e mais tempo para trabalhar nas oficinas. Entretanto, para que a Sede funcione com mais produtividade, precisamos equipá-la. Além de itens básicos para qualquer instituição, como material de escritório ou artigos de limpeza, o Projeto FAMA precisará instrumentalizar sua Sede com uma cozinha adequada para a realização da Oficina de Culinária, computadores para a Oficina de Informática e materiais diversos para a realização da sua Oficina de Artesanato. Apesar de muito bem estruturada, a casa que nos atenderá como Sede precisa de algumas adaptações de logística e acessibilidade.

Veja neste link como doar:  http://www.kickante.com.br/campanhas/profissionalizando-jovens-e-adultos-autistas-0

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*