Ação pioneira na rede SUS, a Internação Domiciliar é uma conquista da Sesab capaz de proporcionar a prestação de serviços de saúde com mais conforto e segurança ao povo baiano. O Programa envolve um conjunto de atividades prestadas a pessoas clinicamente estáveis e que necessitam de cuidados acima da modalidade ambulatorial, mas que podem ser tratadas em sua própria residência.
Além de oferecer à população um conjunto de ações de saúde em domicílio, a Internação Domiciliar tem como meta humanizar os atendimentos, reduzir a hospitalização desnecessária, a taxa de re-internação e diminuir os riscos de infecção hospitalar.
O atendimento é prestado por equipes multidisciplinares que atuam nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora. As equipes realizam procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.
Acesso
O acesso aos serviços do Programa Internação Domiciliar só é possível através dos Hospitais de Referência e Unidades de Emergência da SESAB. O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família. O serviço é prioritário a idosos com mais 60 anos que sejam:
• Portadores de doenças crônico-degenerativas em estado agudo;
• Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
• Portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente.
Equipe Básica
• 01 médico
• 01 enfermeiro
• 02 auxiliares de enfermagem
• 01 motorista
Distribuição das Equipes
1. Salvador – Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Ernesto Simões, Hospital São Jorge, Hospital João Batista Caribé
2. Lauro de Freitas – Hospital Menandro de Farias
3. Feira de Santana – Hospital geral Clériston Andrade
4. Vitória da Conquista – Hospital Geral de Vitória da Conquista
5. Ilhéus – Hospital Luís Viana Filho
6. Jequié – Hospital Prado Valadares
7. Barreiras – Hospital do Oeste Juazeiro – Hospital Regional de Juazeiro
8. Alagoinhas – Hospital Dantas Bião
Até abril deste ano, os municípios de Porto Seguro, Guanambi e Camaçari também serão atendidos pelo programa.
Coordenação de Atenção Hospitalar
4ª Avenida do CAB, no 400, Lado B, 4º andar
Salvador-Bahia
Tel: 71 3115-2029 / 4351
E-mail: dae.cah@saude.ba.gov.br