Stephen Kanitz in Família Acima de Tudo
A monogamia, o casamento, a fidelidade, o conceito de família exigem o fim de certos “privilégios” e liberdades em troca da missão de aumentar as chances dos filhos de chegarem à idade madura, e produzir netos.
Os homens tipo P abrem mão do direito de ter todas as mulheres da tribo como parceiras sexuais. A conversa preferida dos homens é lamentar as mulheres que passam e que não podem tocar.
Para o homem tipo G a liberdade é valorizada a ferro e fogo.
Como ele poderia ter centenas de filhos se ficasse preso a uma única mulher?
A famosa despedida de solteiro do homem moderno é repleta de simbolismos como prisão, perda de liberdade e assim por diante.
A mulher monogâmica também abre mão da liberdade sexual, de escolher todos os homens
da tribo. Era do interesse da mulher pré-histórica ter um filho com o macho mais forte do momento.
Liberdade esta que as feministas viriam resgatar a partir da década de 1970, com o amor livre, a queima do sutiã, o sexo sem compromisso.
Mas o chá de cozinha da noiva pode também ser interpretado como sendo a transição da mulher livre, para uma mulher devotada à família e aos seus filhos.
O conceito de família e a ideia de investimento paternal envolvem sacrifícios tanto de homens e como de mulheres, com abdicação de certas liberdades comuns a todos até então.
Fonte: http://blog.kanitz.com.br/2011/04/fam%C3%ADliali%C3%A7%C3%A3o-49-sacrif%C3%ADcio-obriga%C3%A7%C3%A3o-ou-prazer.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+stephen_kanitz+%28Stephen+Kanitz+the+blog%29
Família, nem obrigação, nem sacrifício: um complemeto de vida. Ninguém faz só o que quer, sempre abrimos mão de alguma coisa em prol de outra que nos convém. O amor acontece e não pede licença ao mundo. Família é acima de tudo muito amor: amor que une, amor que gera, amor que cria, amor que que se dá sem nada pedir a não ser a felicidade de cada membro do grupo familiar. Onde não há amor entram o egoísmo, a infidelidade, a intolerância, a incompreensão Os laços se desfazem e a família desmorona. No meio de tanta riqueza material, está faltando sentimento e Deus. Deus é o amor maior.